Pular para o conteúdo principal

EBA - ESTUDOS BÍBLICOS AVANÇADOS


EBA
Estudos Bíblicos Avançados

Visão

O EBA - Estudos Bíblicos Avançados é um curso livre com um currículo de um ano, onde trabalha a mensagem bíblica em seu ambiente formativo, histórico com seus principais termos, categorias e formas de pensamento, apresentando o cenário histórico cultural, mostrando o pano de fundo em que a mensagem foi revelada, permitindo o conhecimento do significado dos textos em seus contextos, bem como sua aplicação atual. Usamos de uma bibliografia extensa mas cremos que a veracidade e a autoridade da Bíblia se sobrepõe a todas as ciências e argumentos. O nosso objetivo é cooperar para a formação de cristãos que manejem bem a Palavra da Verdade e que sejam multiplicadores deste conhecimento.

Investimento:

O curso será pago em matrícula de R$ 210,00 e mais 10 parcelas de R$ 210,00, sendo que o aluno terá participação gratuita  no workshop realizado durante o ano letivo, bem como desconto de 50% em atividades avulsas do Abba.

Temática e Horário de Aulas

Trabalharemos os seguintes módulos de estudo:
- Estudo do Pentateuco
- Antropologia Cultural Bíblica
- Introdução ao Hebraico e Grego
- A Esperança da Redenção I
- Biografia de Jesus
- Estudo de Atos e Cartas Paulinas
- A Esperança da Redenção II
- Escatologia
As aulas presenciais são ministradas às segundas e quartas feiras no horário de 19:30 às 22: 00 horas. Os alunos poderão gravar os áudios de todas as aulas.

Método de Ensino e Avaliação

Motivamos o exercício do pensamento e da análise textual. O ensino é desenvolvido de forma que cada tema seja trabalhado com um mediador do conhecimento (professor), além de palestrantes especiais que permeiam a ministração das aulas. No encerramento de cada módulo o aluno redigirá um artigo com tema determinado pelo Abba, que será considerado como prova de final de módulo. Será avaliada a pesquisa bibliográfica, a redação no que diz respeito à organização das idéias de acordo com cada tema, além dos trabalhos solicitados em sala de aula.

Matrículas

As matrículas podem ser realizadas para início em fevereiro e em agosto de 2015. Consideramos o curso concluso no término de todos os módulos pelo aluno, quando este receberá o certificado.

Calendário

Início das aulas : 2 de fevereiro de 2015
Férias: julho de 2015
Retorno às aulas: 3 de agosto de 2015
Encerramento ano letivo: 4 de dezembro

Para realizar sua matrícula, entre em contato pelo (31) 2512-8969 ou pelo e-mail: cursos@institutoabba.com. 

Local das aulas

Igreja Evangélica Aviva
Av. Amazonas, 2.819, Gutierrez
Entre a Av. do Contorno e a Av. Francisco de Sá.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hermenêutica - Próxima matéria na Comunidade Fruto do Espírito - Início em fevereiro

Dando continuidade ao curso iniciado em 2010, estaremos de volta às aulas em fevereiro na Comunidade Fruto do Espírito, no Bairro Maria Goreth em Belo Horizonte. Já foram aplicadas as matérias Hebraico; História de Israel; Raízes Bíblicas; Aliança de Sangue; Realidades da Nova Criação; Justiça de Deus e Métodos de Estudo da Bíblia. Agora, iniciaremos Hermenêutica. Inscrições abertas com Ivone -  Fruto do Espírito Início em 1 de fevereiro de 2011. Informações: 2512-8969 Horário: 14 às 18 horas.

Inscrições abertas para o curso de Grego Bíblico!

GREGO BÍBLICO - BH Alfabetização, gramática, leitura e iniciação à tradução de textos bíblicos. Início em 7 de fevereiro de 2015 Duração: 5 meses Aulas aos sábados de 14:00 às 16:00 horas. Informações e inscrições: 2512-8969  e 9214-3745

SÉRIE: REGRAS GERAIS DE INTERPRETAÇÃO BÍBLICA I

“De todo o coração te busquei; não me deixes fugir aos teus mandamentos. Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti”. Salmo 119: 10 – 11 Todo cristão tem em seu coração o desejo em prosseguir e conhecer a Palavra de Deus, pois ele reconhece e sabe que é através desta Palavra que os segredos de Deus são revelados a ele. Nesta série estamos compartilhando princípios para uma correta interpretação das Escrituras e você é o nosso convidado a mergulhar neste ensino. Regras gerais de interpretação: REGRA UM: TRABALHE PARTINDO DA PRESSUPOSIÇÃO DE QUE A BÍBLIA TEM AUTORIDADE Tradição, razão ou Escrituras, consciente ou inconsciente é comum adotar umas das três citações como autoridade máxima ao estudar a Bíblia. Na Igreja Católica Romana, por exemplo, a tradição é o juiz e em boa parte do protestantismo é o racionalismo que ocupa este lugar, mas um cristão fiel não deve abrir mão de ter as Escrituras como sua autoridade maior, pois somente reconhec