Pular para o conteúdo principal

V WORKSHOP ISRAEL O RELÓGIO DE DEUS - PREPARANDO A IGREJA PARA A VOLTA DE JESUS - PALESTRA PR VINICIUS PORTES

Israel e Igreja
Voltando às Origens

Desde que o Eterno criou o homem podemos constatar Seu interesse em Se relacionar com sua criação.
Porém Adão escolheu o caminho do pecado e anos mais tarde toda uma geração pereceu durante o grande dilúvio. Neste tempo, o Senhor Deus achou graça em um único homem, Noé, e o preservou juntamente com sua família. Mas logo os descendentes de Noé também seguiram o caminho do pecado e da rebelião.

Então encontramos novamente o Pai à procura de um relacionamento com os homens, e o vemos buscar ao pai Abrão, "pai exaltado", e o escolher para transformá-lo em Abraão, "pai de multidões".
O chamado de Abraão foi claro: Ele seria o pai de uma nação (Israel) e através de sua vida e descendência o Eterno abençoaria toda a humanidade ou "todas as famílias da Terra". (Gn 12:1-3)

Abraão gerou a Isaque que gerou a Jacó. Jacó teve seu nome mudado pelo proprio Senhor e passou a se chamar Israel.
De Israel vieram seus doze filhos, as doze tribos, onde podemos destacar Judá, seu quarto filho.

Judá é o ancestral de Davi e Davi o ancestral de Yeshua, nosso Senhor e Salvador. Yeshua é o Filho de Davi, o Leão da Tribo de Judá, Aquele que trouxe a benção da comunhão e reconciliação dos homens com Deus Pai.

A igreja de Yeshua nasceu forte através de Seus doze apóstolos judeus. Logo após Sua morte e ressurreição encontramos na primeira Festa de Pentecostes descrita no capítulo dois de Atos uma verdadeira revolução iniciada pelos judeus que foram cheios do Espírito de Deus.
O evangelho passou a ser anunciado sem medo, os novos cristãos entregavam suas propriedades em prol do crescimento da igreja e do testemunho da morte e ressurreição do Senhor.

A Bíblia e a história mostram-nos a que preço os primeiros cristãos proclamaram sua fé. Perseguições, açoites, apedrejamentos e milhares de mortes aconteceram na igreja. Os primeiros cristãos eram caçados, aprisionados e sentenciados à morte, caso não negassem o Nome do Senhor.

O próprio apóstolo Paulo foi um perseguidor da igreja e matou a muitos (At 26:10) até dar sua própria vida pela mesma causa, morrendo em Roma por ordem de Nero.
E assim era escrita a história da igreja do Senhor, uma história marcada pela coragem e pelo sangue dos mártires. Mas, no início do quarto século, a partir da conversão de Constantino, imperador romano, esta história foi alterada completamente.


Como vimos, até então, todo o império romano perseguia os cristãos, tanto judeus quanto gentios, e as mortes aconteciam com freqüência. Com a conversão de Constantino, os cristãos não só ganharam um grande aliado, mas passaram a ter o reconhecimento das autoridades, o que lhes garantia paz e segurança.
Porém, esta proteção veio somente aos cristãos gentios e foi negada aos judeus. Por quê?

Ora, Roma estava cercada por seus deuses e suas tradições pagãs. Todo o império romano se deleitava em uma agenda de festas, orgias e grandes celebrações a estes deuses pagãos.
Aceitar o novo Deus que vinha dos cristãos não era difícil, mas como abrir mão das tradições de tantos séculos e trocar sua “agenda” pelas “festas santas dos judeus”?

O Salvador Jesus era “bem vindo”, mas seus pais e suas leis, não. Assim, pareceu à Roma, ser muito mais fácil adaptar a nova vida cristã a seu paganismo, que arrancá-lo de suas vidas. E a lógica dos novos “cristãos” passou a ser a seguinte: “Se Jesus foi rejeitado pelos judeus, então devemos aceitar a Jesus e rejeitar aqueles que não O aceitaram.” Isto é, “os judeus e suas leis ficam de fora.”

E o espírito antisemita entrou na igreja de Yeshua e permanece até os nossos dias.
A partir de Constantino, os teólogos da Teologia da Substituição, que perseguiam os judeus, trataram de “cristianizar” as inúmeras festas pagãs que já estavam enraizadas no povo.

Esta foi a saída encontrada para popularizar Jesus, o novo Deus do império romano. As Festas do Senhor Deus (Páscoa Judáica, Pentecostes e Tabernáculos) que anunciam a Yeshua, foram tiradas e em seu lugar os cristãos passaram a celebrar a Páscoa Romana e o Natal, além do carnaval, da quaresma, das festas juninas e inúmeras festividades que nada tem com a Palavra do Eterno e a Pessoa do Senhor Yeshua.

E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei... Dn 7:25

De fato a lei foi mudada e as épocas também.
A igreja foi tirada da raiz da Oliveira (Rm 11) e enxertada em Roma.
E sabemos que "um abismo chama outro abismo"... A partir disso a Igreja seguiu caminhos de trevas, perseguiu por séculos aos seus pais judeus, adotou a idolatria e rompeu com suas origens.

Em 1.517 aconteceu a Reforma Protestante, onde Lutero deu inicio a uma significativa mudança na Igreja, òriginando toda a Igreja Evangélica que existe hoje na Terra (Luteranos, Calvinistas e Anglicanos que originaram as denominações Batistas, Metodistas, Presbiterianos, Adventistas, Pentecostais, Neopentecostais etc).

Porém o espírito antisemita permaneceu na Igreja. A Igreja Evangélica permanece distante de seus pais espirituais, sua verdadeira raiz, Israel.
Hoje o Eterno tem nos despertado para voltarmos aos nossos pais. Yeshua nos disse que nos assentaremos à Sua mesa juntamente com os patriarcas Abraão, Isaque e Jacó. (Mt 8:11)

Portanto, neste dia, o convido para se voltar à Sião, a ser "re-enxertado" na Oliveira do Senhor e receber de sua seiva, do verdadeiro alimento espiritual entregue aos nossos pais espirituais.

Portanto, meus amados, fugi da idolatria. Falo como a entendidos; julgai vós mesmos o que digo I Cor 10:14-15

Pr Vinicius Portes de Souza

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hermenêutica - Próxima matéria na Comunidade Fruto do Espírito - Início em fevereiro

Dando continuidade ao curso iniciado em 2010, estaremos de volta às aulas em fevereiro na Comunidade Fruto do Espírito, no Bairro Maria Goreth em Belo Horizonte. Já foram aplicadas as matérias Hebraico; História de Israel; Raízes Bíblicas; Aliança de Sangue; Realidades da Nova Criação; Justiça de Deus e Métodos de Estudo da Bíblia. Agora, iniciaremos Hermenêutica. Inscrições abertas com Ivone -  Fruto do Espírito Início em 1 de fevereiro de 2011. Informações: 2512-8969 Horário: 14 às 18 horas.

Inscrições abertas para o curso de Grego Bíblico!

GREGO BÍBLICO - BH Alfabetização, gramática, leitura e iniciação à tradução de textos bíblicos. Início em 7 de fevereiro de 2015 Duração: 5 meses Aulas aos sábados de 14:00 às 16:00 horas. Informações e inscrições: 2512-8969  e 9214-3745

SÉRIE: REGRAS GERAIS DE INTERPRETAÇÃO BÍBLICA II

Deixar a Bíblia falar por si mesma, não acrescentar e também não retirar nada, este é um importante princípio para uma boa interpretação bíblica. Neste post iremos compartilhar um pouco mais a respeito das regras de interpretação, e se você ainda não leu o primeiro posts da série, eu o convido. Você pode lê-lo clicando aqui Regras gerais de interpretação bíblica REGRA DOIS: A BÍBLIA É SEU INTÉRPRETE - A ESCRITURA EXPLICA MELHOR A ESCRITURA É bastante perigoso usar outros meios para interpretação das Escrituras, pois um grande risco que corremos é retira-la do seu contexto. É bem possível que haja omissão ou até que se acrescente algo quando é realizada uma interpretação equivocada.  Por isso, deixe a Bíblia falar por ela mesma, não acrescente nem retire, deixe-a ser seu próprio comentário. Uma dica importante ao estudar um capítulo ou um parágrafo é procurar no contexto a interpretação do mesmo. Deixe a Escritura explicar a própria Escritura, invista tempo em conhe